Já escrevi sobre todos os outros mangás desenhados pelo Hiro Kiyohara, só faltava Feridas. Não sei qual foi a ordem mística que me fez deixar esse por último, hahaha. Talvez fosse a capa mais triste e simples, ou talvez não tenha sido nada em especial, só o acaso.
Enfim, Feridas, ou Kizu em japonês, é um mangá bem pesado, triste, mas tem uma história linda. O protagonista é Keigo, um garoto revoltado e com dificuldades de relacionamento, que tem um histórico familiar não muito legal: seu pai tinha crises, ficava violento e batia nele e na mãe. Um dia, o pai do menino fica doente e a mãe vai embora, deixando-o com parentes.
Na escola, devido a conflitos com colegas, ele acaba sendo transferido para a classe especial, onde ficam os alunos com problemas de aprendizagem ou relacionamento. Lá, ele desenvolve uma relação muito legal com a professora e se torna amigo de um menino muito especial: Asato, um garoto que também tem sérios problemas domiciliares e que, por isso, vive quieto e calado pelos cantos.
A amizade dos dois nasce em um dia comum, enquanto Keigo está arrumando a sala e acaba com um machucadinho. Como Asato ainda está no local, ele acaba se aproximando e, juntos, os dois descobrem que o menino quieto tem um dom especial. A partir desse dia, eles passam a ficar sempre juntos, compartilhando vários segredos, vários momentos e se sentindo um pouco melhores por entenderem tão bem um ao outro.
Durante o mangá, tive momentos de muita revolta, nas quais senti vontade de abraçar os dois meninos e dizer que tudo ia ficar bem. Sabe, tenho esses problemas de me identificar com os personagens e querer fazer algo por eles. Em outras partes, chorei e fiquei encantada com a forma como a amizade das duas crianças transformou a vida arrasada de ambas.
Assim como nos outros mangás adaptados dos contos de Otsuichi, Kizu é marcante, muito bonito e tem uma história impressionante. Não dá pra escrever muito, ou a gente acaba contando toda a história do único volume, hehe. Mais uma boa escolha.
Corram para os links!
Mangá Online (apenas em inglês):
No Brasil, o mangá foi lançado pela Editora JBC.
Feridas (Kizu)
